Congelar queijo: vê como fazer!
O queijo não é todo igual. A estrutura e a consistência dos diferentes tipos de queijo são tão distintas quanto o seu sabor. Por isso, é crucial utilizar a técnica de congelação correta para que a consistência e o aroma sejam preservados após descongelar. Nós mostramos-te como podes congelar tanto queijo mole como queijo semiduro e duro utilizando os sacos de congelação herméticos da Albal®.
Tem em atenção que a estrutura do queijo se pode alterar com a congelação. Isto afeta principalmente os tipos de queijo com um elevado teor de água. É por este motivo que, geralmente, os tipos de queijo mole ficam mais sólidos com a congelação e podem esmigalhar-se facilmente. Os queijos duros e semiduros possuem um maior teor de gordura e são perfeitos para congelar.
Aqui encontras uma visão geral sobre como congelar e preparar cada tipo de queijo.
Congelar queijo mole:
Como o queijo mole, como, p. ex. o queijo brie, contém um elevado teor de água, é mais suscetível às queimaduras causadas pelo frio. Por isso, é particularmente importante utilizar uma embalagem hermética. Os sacos de congelação herméticos da Albal® ajudam a proteger o queijo de queimaduras causadas pelo frio. O queijo mole deve ser cortado em fatias finas para que não cole e seja possível descongelá-lo em porções. O queijo mole congelado é excelente para gratinar no forno e quando é derretido fica com um sabor irresistível a torrada ou tosta de queijo quente.
Congelar queijo semiduro:
Graças ao seu reduzido teor de humidade e elevado teor de gordura, os queijos gouda e edam são ótimos para congelar. Quando cortado em cubos pequenos, o teu queijo semiduro favorito é perfeito para um consumo posterior, sendo possível descongelar as porções desejadas e consumi-lo de imediato. O queijo congelado conserva-se no congelador durante até quatro meses!
Congelar queijo duro:
Quando se trata de parmesão, grana padano ou cheddar, o mais importante é congelar estes tipos de queijo sempre ralados! Caso contrário, podem começar a esmigalhar-se no congelador. Quando ralados, não só preservam a sua consistência, como também estão prontos a usar logo após a descongelação e podem ser utilizados em todo o tipo de gratinados.