Melhor para as sobras
se sobrar crumble, basta tapar o recipiente com folha de alumínio Albal® e, no dia seguinte, levar ao forno 5 minutos a 180ºC. Vai ficar delicioso e crocante.
Quer o prepare para uma ou mais pessoas, é sempre uma receita fácil de elaborar que não demora muito tempo, 10 minutos ou menos. O forno faz o resto. É delicioso, doce e crocante, e resolve sempre o problema.
Sobrou-lhe só uma maçã triste e solitária, mas cuja casca já não está dura nem brilhante? Parece enrugada e não parece crocante? Sobrou-lhe alguma outra fruta no frigorífico? Tudo é perfeito para fazer um crumble! O crumble teve origem na Inglaterra e é feito com frutas e uma massa de farinha. Quer saber como? Vamos a isso!
Produtos sugeridos
Com fecho duplo
Extrarresistente contra rasgos, fácil de cortar
Passo 1
Pré-aqueça o forno a 180ºC (aquecimento superior/inferior a 200° C). Lave a fruta, descasque-a e corte-a em cubos e divida-a em 2 taças ou tigelas próprias para o forno, previamente untadas com manteiga. (Se quiser um sabor mais doce, pode adicionar um pouco de açúcar e canela à fruta. Opcional e de acordo com o seu gosto).
Passo 2
Derreta os 30g de manteiga numa panela pequena em lume brando. Retirar do fogão.
Simultaneamente, misture o açúcar, a farinha e uma pitada de sal. Depois de tudo estar bem misturado, acrescente a mistura à manteiga e mexa com um garfo até obter uma massa parecida com a farofa, que deve ficar solta (semelhante à areia). Derrame depois sobre as frutas e coloque no forno durante 25 minutos. Coloque a bandeja no meio do forno. Depois de assado, retire do forno e deixe descansar durante alguns minutos. O crumble é servido quente. Pode ser servido com gelado ou chantilly.
Dica
Se pretende colocar grandes quantidades de fruta, use uma travessa de forno maior de forma a multiplicar a quantidade de frutas e de crumble conforme queira.
Dica
O crumble pode ser preparado com qualquer fruta. Mesmo frutas que já não são tão frescas (por exemplo, ameixas, nectarinas, pêssegos) podem ficar deliciosas. Bagas ou restos de fruta madura demais, ou que não duram muito tempo (por exemplo, morangos, framboesas), podem ser congeladas em sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® de forma a preservá-las por mais tempo. Quando necessário, sem descongelar, adicione a mistura ao crumble. O resto é o forno que faz.
se sobrar crumble, basta tapar o recipiente com folha de alumínio Albal® e, no dia seguinte, levar ao forno 5 minutos a 180ºC. Vai ficar delicioso e crocante.
Receitas relacionadas