Congelar massa: vê como fazer!
Congelar massa é muito simples e, além disso, é uma ótima forma de poupares tempo, reduzindo simultaneamente o desperdício alimentar. Parece muito prático, não é? E é mesmo! Por isso, abaixo encontras um resumo sobre como congelar a massa cozida da forma mais inteligente e do que deves ter em atenção:
1. Congelar diferentes tipos de massa:
Em princípio, todos os tipos de massa podem ser congelados sem qualquer problema. A melhor forma de dividir os tipos de massa “pequenos”, como o fusilli ou o penne, em porções é baseares-te em porções com um tamanho adequado para ti. Os sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® de 1L da Albal®, por exemplo, são perfeitos para congelar uma porção de massa maior ou duas porções mais pequenas.
A forma mais inteligente de dividir os tipos de massa compridos, como o esparguete ou o tagliatelle, em porções é formar pequenos ninhos. Desta forma, podes remover e utilizar porções individuais a qualquer momento graças ao fecho de correr Ultra-Zip®.
2. Preparar a massa para a congelação:
A melhor forma de congelar massa é utilizando massa cozida al dente, isto é, ainda com alguma firmeza. Assim, ela não ficará mole tão facilmente quando a utilizares mais tarde ou a reaqueceres.
Primeiro, deixa a massa pré-cozida arrefecer um pouco e depois mistura-a com um fio de óleo alimentar. Assim, a massa irá separar-se mais facilmente durante a descongelação. Em seguida, coloca a massa num saco de congelação hermético Ultra-Zip® e sela o saco hermeticamente. Depois coloca-o no congelador e terás sempre uma porção da tua massa favorita pronta a usar.
Além disso, é importante congelares o molho para a massa num saco separado e remover o máximo de ar possível antes de selares o saco.