Números preocupantes sobre Desperdício de alimentos na Europa*
Um inquérito recente a nível pan-europeu, realizada pela Albal® em sete países, revela dados surpreendentes relativamente aos alimentos desperdiçados nos lares europeus*.
- Mais de 20% do gasto alimentar na Europa está associado a alimentos que são deitados ao lixo.
- Anualmente, desta proporção de alimentos desperdiçados, mais de 50%, em média, é evitável. Por outras palavras, estes alimentos podiam ter sido consumidos com melhores planificação, conservação e armazenamento.
- Aproximadamente, 30% da comida embalada vai parar ao lixo sem ter sido aberta e sem tocar nos alimentos.
- O maior desperdício ocorre em frutas e legumes frescos. Cerca de 50% dos alimentos desperdiçados são frutas e legumes, seguidos de sobras procedentes de pratos cozinhados em casa e/ou de refeições rápidas.
Parte do problema resulta, em grande medida, da maioria dos consumidores não ter consciência da quantidade de alimentos que deita fora. Muitos estão convencidos de que não desperdiçam comida, apesar de a realidade não ser essa, já que cada espanhol deita fora quase 63 kg de comida por ano, o que, em muitos casos, significa o peso do seu próprio corpo. Em Espanha, os consumidores estimam que a sua percentagem de desperdício é de 4%, quando na realidade o número se situa nos 18%.
A Albal® toma a iniciativa
Para sensibilizar e incentivar os consumidores a agirem de forma mais consciente e a conservarem melhor os seus alimentos, a Albal® criou a iniciativa pan-europeia chamada: SAVEFOOD. A iniciativa, em colaboração com a organização humanitária internacional Acción contra el Hambre, tem por objetivo apoiar os consumidores nos seus esforços para poupar mais comida, oferecendo conselhos práticos para ajudar as pessoas a tirarem o máximo partido dos alimentos que compram e, dessa forma, a desperdiçar o mínimo possível. O essencial é planificar melhor as refeições, utilizar alimentos que já tem no frigorífico antes de comprar mais, ou melhorar a nossa capacidade de avaliar o tamanho das porções.
Por que motivo desperdiçamos alimentos
- As causas mais comuns do desperdício de comida são a planificação e o armazenamento incorretos.
- Cerca de dois terços dos consumidores não planificam as refeições com antecedência para a semana seguinte, sendo assim habitual comprar mais do que o necessário na loja. A maioria de nós não consegue resistir perante a crescente variedade de produtos alimentares, o que nos leva a comprar, frequentemente, mais do que podemos consumir.
- A atrativa apresentação dos produtos e as ofertas especiais também desempenham o seu papel, incentivando os consumidores a acrescentar artigos ao carrinho de compras que não tinham originalmente nas suas listas. O resultado é uma abundância de comida que acaba por se converter em alimentos desperdiçados em casa.
- Ao chegar a casa, muitos consumidores simplesmente não guardam a comida da forma mais adequada, o que faz com que os alimentos frescos se estraguem antes do tempo.
- Além disso, cozinhamos e preparamos demasiada comida, o que faz com que as sobras sejam a segunda maior categoria de alimentos desperdiçados. A nossas avós transformavam-nas em magia culinária, nós atiramos a toalha. A maioria das pessoas simplesmente não sabe o que fazer com as sobras e, por isso, deitam-nos ao lixo.
Faça a promessa de POUPAR COMIDA e vamos mudar a situação
Apesar de tudo o que diz respeito ao desperdício de alimentos ter vindo a ganhar relevância na agenda pública nos últimos anos, parece-nos óbvio que são necessários esforços claro para produzir uma mudança significativa nos comportamentos dos consumidores. Mas nem tudo são más notícias: Os resultados do estudo da Albal® indicam que as pessoas, quando tomam consciência do problema do desperdício de alimentos, estão dispostas a tomar medidas.
Cerca dos 90% dos inquiridos concorda em que um comportamento mais consciente do consumidor poderá reduzir a quantidade de desperdício de alimentos. A grande maioria dos consumidores tem consciência de que reduzir o desperdício depende de uma melhor planificação. Consequentemente, 60% dos espanhóis queira receber mais informações sobre o armazenamento adequado de alimentos para os manter frescos durante mais tempo.
A longo prazo, o que pretendemos é que todos deixem de desperdiçar e comecem a conservar bem a comida. Por isso, não desperdice mais tempo nem comida – visite https://facebook.com/albal.es e faça a promessa de POUPAR COMIDA!